Núcleo de Estudos e Pesquisa Histórica – NEPHIS

O Ensino de História em Minas Gerais

Posted on: fevereiro 23, 2007

PASSARO, Rosimeyre Maria dos Santos. Resgatando a Construção do Currículo para o Ensino de História no I Congresso Mineiro de Educação (1983-84). 2005. 200 p. (Dissertação – Mestrado em Educação). Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR – Três Corações – MG.1

Palavras chaves: Educação – História – Currículo

No final dos anos 70 e início dos anos 80, a História ensinada passou por mudanças significativas. Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças no ensino de História no de 10 e 20 graus e a prática docente atual. Compreender a construção curricular e suas implicações no atual ensino de História, visto que, muitos alunos ainda conservam uma aversão a esta disciplina escolar. Para uma análise mais criteriosa foi necessário resgatar as origens da reforma curricular no I Congresso Mineiro de Educação (1983/84).

A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa, pois trabalho com um objeto de pesquisa e sujeitos envolvidos no processo de mudanças na educação em um dado momento histórico. Como forma de ampliar minha reflexão e entender as aproximações entre o Congresso e suas influências na concepção do ensino de História, inicio retomando a minha trajetória de formação e a trajetória da disciplina nos diversos momentos na educação. A análise documental contextualizada me permitiu perceber a articulação entre o poder do Estado e a comunidade escolar para organização do Congresso, os embates e as decisões que originaram do evento.

Relacionar as propostas para o ensino de História com o material didático utilizado por nós professores. Esclarecer através da fala dos Professores os anseios por mudanças no ensino, suas reflexões e esperanças depositada no diálogo que se estabeleceu junto à comunidade escolar durante o Congresso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: